Grandes Pintores 1 - Joan Miró, Disco Vermelho, 1960

Joan Miró (nasceu em Barcelona, 20 de abril de 1893 — e morreu em 25 de dezembro de 1983) foi um importante escultor e pintor surrealista catalão.

Em 1919, depois de completar os seus estudos, visitou Paris, onde entrou em contacto com as tendências modernistas como os fauvismo e dadaísmo. A pintura O Carnaval de Arlequim, 1924-25, e Maternidade, 1924, inauguraram uma linguagem cujos símbolos remetem a uma fantasia naif, sem as profundezas das questões psicanalistas surrealistas.
Participou na primeira exposição surrealista em 1925. Participou na primeira exposição surrealista em 1925.
Em 1928, viajou para a Holanda. Em 1937, trabalhou em pinturas-mural e, anos depois, em 1941, concebeu a sua mais conhecida e radiante obra: Números e constelações em amor com uma mulher. Mais tarde, em 1944, iniciou-se em cerâmica e escultura. Nas suas obras, principalmente nas esculturas, utiliza materiais surpreendentes, como a sucata. No fim da sua vida reduziu os elementos de sua linguagem artística a pontos, linhas, alguns símbolos e reduziu a cor, passando a usar basicamente o branco e o preto, ficando esta ainda mais naif.

Informação organizada e redigida pelos alunos a partir de várias fontes pré-seleccionadas.

1 comentário:

EB1 Faião disse...

Na minha openião o vosso trabalho esta um grande soseso ,apesar de ter sido faito pôr criancas .A vossa escolaqualquer dia vai ser famosa vão ver ,acriança que está a escrever esta mensagem é cá da escola.Têm de me descobrir , se já arepararam mais uma gramde diversão vão ver meus amiguinhos .

ADEUS VOU VOLTAR ?..BAI ,BAI BUUU.