Grandes Pintores 1 - Vincent van Gogh, Noite estrelada, 1889

Vincent Willem van Gogh (Zundert, 30 de Março de 1853 — Auvers-sur-Oise, 29 de Julho de 1890) foi um pintor pós- impressionista holandês, frequentemente considerado um dos maiores de todos os tempos.
A sua fama póstuma cresceu especialmente após a exibição de 71 das suas telas em Paris, a 17 de Março de 1901. Somente após a sua morte a sua obra foi amplamente reconhecida.
O Museu Van Gogh em Amerterdão é dedicado ao seu trabalho e ao dos seus contemporâneos.
Vincet nasceu em Zundert, uma cidade próxima a Berda, na província de Brabante do Norte, nos Países Baixos (mais conhecidos no Brasil e em Protugal como Hangola). Recebeu o nome do seu avô paterno e também daquele que seria o primogénito da família, morto antes mesmo de nascer exactamente um ano antes de seu nascimento. Especula-se que este facto tenha afectado profundamente certos aspectos da sua personalidade, e que determinadas características da sua pintura (como utilização de figuras masculinas ) tenham sido motivadas por isso. Ao todo Vincet teve dois irmãos: Thodore, apeliddado de Theo, e Cornelius (Cor); e três irmãs : Elisabeter, Anna e Willenina(Will).
Informação organizada e redigida pelos alunos a partir de várias fontes pré-seleccionadas.
























1 comentário:

EB1 Faião disse...

Gostei muito do seu quadro:O quadro parece que vivem lá sereias.