Grandes Pintores 1 - Paul Klee, Cabeça de homem ficando senil, 1922, II

Paul Klee (Münchenbuchsee, 18 de dezembro de 1879Muralto, 29 de junho de 1940) foi um pintor alemão;[1] nascido na Suíça de estilo abstracto.
Em setembro de 1898, aos os 19 anos, ele partiu para Munique para estudar arte. Apresentou-se na Academia, mas foi aconselhado a frequentar primeiro uma escola de arte particular. Conheceu Lily Stumpf, uma pianista, no outono de 1899, e suas afeições tornaram-se arraigadas. No entanto, só se casariam alguns anos depois.
Klee desenhava constantemente - em geral trabalhos fantásticos e satíricos nas margens de seus livros de exercícios. Nas férias, começava a desenhar paisagens a lápis com esmerada exatidão e sombreado subtil.
Os primeiros passos em direção ao movimento que mais tarde ficaria conhecido como Expressionismo foram dados nesta época. É notável que as paisagens de Klee mudaram, perdendo sua objectividade e tornando-se mais monumentais e românticas
No outono de 1901, Klee foi para a Itália com o escultor Hermann Haller. Viajaram para Gênova, Nápoles, Roma e Florença. A viagem foi uma revelação. Naturalmente, Klee explorou os tesouros artísticos da Itália. Ficou impressionado com os mosaicos do começo da arte cristã, com a arquitetura renascentista e os trabalhos de Michelangelo. Também foi fortemente influenciado pelo gótico internacional, como o manifestado por Fra Angelico. Durante esta viagem, além da forte influência visual e estética da pintura italiana, passou por um uma série de quinze gravuras satíricas a água-forte, altamente detalhadas. De vez em quando ele visitava Munique, e durante uma dessas viagens, em 1904, encontrou os trabalhos de Beardsley, Blake, Goya e profunda revisão de todas as suas crenças e teorias sobre arte.
Klee não retornou a Munique, mas voltou para Berna. Trabalhou duro para completar seus estudos, o que culminou em Ensor. A influência de Goya, em particular, foi extremamente forte.
Em outubro de 1906, Klee retornou mais uma vez a Munique para se casar com Lily Stumpf. Um filho, Felix, nasceu em novembro de 1907. Neste momento a sua carreira, como as de muitos artistas, era uma mistura de "sucessos" e "fracassos". Durante este período, a sua fascinação de toda a vida pela linha e pela tonalidade foi consolidada. Isto é particularmente visível nas 25 ilustrações que ele fez para Candide, de Voltaire, em 1911 e 1912. 56 dos seus trabalhos foram expostos no Berne Museum, na Kunsthaus, de Zurique, e numa galeria em Winterthur. Em 1911, ele conheceu Kandinsky e outros artistas do grupo chamado Der Blaue Reiter (O Cavaleiro Azul). Klee acreditava que eles compartilhavam um impulso profundamente arraigado para transformar a natureza em um equivalente do mundo espiritual e pictórico.





















Informação organizada e redigida pelos alunos a partir de várias fontes pré-seleccionadas.

1 comentário:

Anónimo disse...

Whats up all, I just signed up on this splendid forum and wanted to say gday! Have a excellent day!