DESAFIOS SEGURANET
Desafio 2 – Os nossos amigos e a Internet
Nesta segunda atividade, os alunos foram convidados a criar uma história colaborativamente, partindo de uma curta sessão inicial.

DESAFIOS SEGURANET

Desafio 2 Os nossos amigos e a Internet
 A Joana e a Internet

A Joana recebeu um computador novo no Natal! Todos os dias fala com os seus amigos pela Internet.
Ela costumava falar através de uma rede social com o seu amigo virtual João Coelho e não sabia que nunca se devem partilhar as palavras-chave.
Após ter partilhado a password através da internet, o computador começou a fazer umas coisas estranhas e o seu perfil de utilizador foi alterado.
Tinha apanhado um vírus! Como é que isso aconteceu?
Explicou à sua mãe e ao professor o que tinha sucedido. Também contou que tinha clicado num anúncio que dizia “Acabou de ganhar uma PSP!” e tinha introduzido os seus dados pessoais.
Percebeu que na internet nem tudo é de confiança. Não podemos partilhar várias coisas, como por exemplo passwords, números de telefone, moradas, informações pessoais, entre outras coisas. Também aprendeu que na rede social, quando quer partilhar alguma coisa pessoal deve utilizar o perfil fechado, pois desse modo só os seus amigos podem ver essa informação.
A Joana ficou muito triste, porque pensou que estava a dar a password ao seu amigo e que mais ninguém ia saber, mas isso não aconteceu, pois na internet nada é privado!
Quando chegou à escola foi logo ter com o seu amigo (real) João Coelho, e perguntou-lhe o porquê de ter alterado o seu perfil e ter colocado um vírus no seu computador. O João respondeu-lhe que o seu computador está avariado há já uma semana. Alguém utilizou a sua identidade. Por este motivo, não se deve acreditar em tudo o que se lê nos perfis, pois nem tudo é real.
Assim, a Joana ficou a saber que a internet apesar de ser uma ferramenta muito útil na nossa vida e até divertida, pode ser também muito perigosa quando utilizada indevidamente.
A partir desse dia tomou sempre os devidos cuidados, instalou um antivírus e ia sempre à internet na presença de um adulto.    



Escola: Escola Básica do 1º Ciclo de Faião                       

                                                                                    Anos: 3º e 4º Anos





7 comentários:

camila disse...

Sara o desenho esta muito giro.

sergio disse...

muito giro.

carolina silva disse...

Sara tens jeito para desenhar.

Anónimo disse...

O desenho está muito giroooooooooooooooooooooo.

j disse...

O dezanho é giro.

João Cartaxo disse...

O dezanho é giro.

Anónimo disse...

boa simao ja sei que ganhasde