Grandes Pintores 1 - René Magritte, As férias de Hegel, 1958

René François Ghislain Magritte (Lessines, 21 de Novembro de 1898 - Bruxelas, 15 de Agosto de 1967) foi um dos principais artistas surrealistas .
Pintor belga.Os seus anos de infância são marcados pelas inúmeras mudanças da sua familia (a sua mãe arruína-se em 1912). Começa a pintar, num registo impressionista, em 1915, antes mesmo de ir para as Belas-Artes de Bruxelas(1916-1918).
Casa-se em 1922, desenha o mobiliário do seu apartamento e trabalha sob a direcção de Servrancksc como desenhador numa fábrica de papel de decoração.
Em 1946 afasta-se momenteamente, com os seus amigos belgas, do surrealismo parisiense; pretende que a arte se torne, depois da guerra, optimista a uma actividade "de prazer". Ensaia, em 1947-1948, uma nova variante estilística, praticando um "estilo vache"-deformações e cores agressivas, busca de uma"fealdade"sistemática.
Na sua primeira exposição individual em Paris, os resultados estão à vista: é um fracasso total, mesmo do ponto de vista dos seus amigos. Renuncia a este estilo, regressando a uma figuração precisa que serve melhor uma subversão inicialmente mental. É esta orientação que segue até ao fim da vida, tanto nos quadros como nas decorações murais que lhe são encomendadas (Casino de Knokke-le-Zoute, 1953, Palácio das Belas Artes de Charleroi, 1957). A crescente notoriedade vale-lhe exposições cada vez mais frequrentes no mundo inteiro e, em 1967, inaugura-se uma retrospectiva em Roterdão, pouco antes da sua morte.
Informação organizada e redigida pelos alunos a partir de várias fontes pré-seleccionadas.







1 comentário:

EB1 Faião disse...

Esse quadro esta muito bem pintado não acham ?